Instruções para Autores
1. Frequência de publicação
Os Anais são publicados uma vez por Ano, geralmente no segundo semestre.
Está prevista a publicação de suplementos temáticos quando relevantes.
2. Natureza da publicação
Os Anais são um periódico científico, publicado online, com revisão por pares, que faz parte da estratégia de gestão de conhecimento do IHMT, dando preferência a publicações preparadas por professores, investigadores, alunos e colaboradores de instituições parceiras.
3. Preparação do manuscrito
Os textos devem ser redigidos em português (por combinação com o editor, podem ser aceites artigos em espanhol, francês e inglês) e escritos em WORD. Cada página deve estar numerada (começando em 1) no canto inferior direito.
Sendo uma revista online não temos limite de palavras, mas recomendamos que artigos originais de investigação, revisão ou históricos devem ter um número máximo de 6000 palavras; estudos de caso, ensaios ou comentários cerca de 2500 palavras.
O título, sempre trilingue (português, francês e inglês), deve refletir o tema principal do testemunho/artigo. Não deve exceder 350 caracteres. Imediatamente abaixo devem constar os nomes dos autores (incluindo sempre o primeiro e último nome) e, abaixo de cada autor, a sua afiliação institucional (incluindo departamento, instituição, cidade e país para todos os autores). É obrigatória a indicação de endereço completo, telefone e endereço de correio eletrónico do autor para correspondência.
É obrigatório um resumo estruturado [nas seções: introdução (ou antecedentes), objetivo, materiais e métodos, resultados, conclusão] imediatamente após o título e os autores, devendo ser sempre trilingue, com a versão portuguesa antecedendo a francesa e a inglesa. Cada versão do resumo não deve exceder 350 palavras.
Imediatamente após os resumos devem constar obrigatoriamente até 8 palavras-chave, igualmente em português, francês e inglês; Os autores devem utilizar a terminologia que consta no Medical Subject Headings (MeSH), http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html
Nos artigos originais, as seções internas devem ser as seguintes (por esta ordem): resumo; palavras-chave; introdução (incluindo objetivos); materiais e métodos; resultados; discussão; conclusões; agradecimentos; aprovação por comitê de ética; bibliografia e declaração de conflitos de interesse.
As normas adotadas para as citações e referências bibliográficas são as do International Committee of Medical Journal Editors (normas de Vancouver) que podem ser consultadas em https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html. As referências bibliográficas devem ser numeradas consecutivamente pela ordem pela qual surgem no artigo e citadas no texto entre parêntesis retos.
Exemplos de referência na bibliografia final:
Artigo em publicação periódica
1. Azevedo SF de, Coelho M, Carvalho F. As parasitoses intestinais nas crianças de alguns asilos de Lisboa. An Inst Med Trop.1949; 6 (dezembro): 47-64.
Livro
2. Faust EC, Russell PF, Jung RC. Craig and Faust’s Clinical Parasitology. Philadelphia: Lea & Febiger; 1974.
Capítulo de livro
3. Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. Em: Vogelstein B, Kinzler KW, editores. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.
Tese
4. Faria NCG. Use of Natural Products to Enhance Activity of Antifungal Drugs through Chemosensitization of the Pathogenic Yeasts Candida spp. and Cryptococcus neoformans [Teses de Mestrado]. Universidade NOVA de Lisboa: Lisboa; 2007.
Comunicações em eventos
5. Meyer W, Kidd S, Castañeda A, Jackson S, Huynh M, Latouche GN, Marszewska K, Castañeda E, and the South American/Spanish Cryptococcal Study Group. Global molecular epidemiology offers hints towards ongoing speciation within Cryptococcus neoformans. Em: 5th International Conference on Cryptococcus and Cryptococcosis [Book of Abstracts]. South Australian Postgraduate Medical Education Association; Adelaide, Australia (March 3-7); 2002.
Documentos em formato eletrónico
6. Biblioteca Virtual. Centro de Documentação e Informação da FAPESP. Nanossonda de ouro no diagnóstico do Paracoccidioides brasiliensis. 2010. [Consultado em 27 de agosto de 2012]. Disponível em: http://www.bv.fapesp.br/pt/projetos-regulares/28292/nanossonda-ouro-diagnostico-paracoccidioides-brasiliensis.
Figuras, tabelas e legendas:
As tabelas devem ser preparadas em WORD.
As fotografias e figuras devem ter resolução mínima de 300 dpis e, pelo menos, 1200 pixeis de largura e altura proporcional. São admitidos os formatos de ficheiros JPEG e TIFF. Tabelas, figuras e fotografias devem ter legendas em WORD, devendo ser citadas no texto e numeradas por ordem sequencial (fig.1; tab. 1, etc. – de acordo com a ordem pela qual foram referidas no artigo). Nos textos submetidos as tabelas, figuras e fotografias para apreciação devem ser mencionadas entre parêntesis retos no local onde preferencialmente aparecerão na versão final, mas devem obrigatoriamente ser submetidas também em ficheiro separado (com o formato e a resolução definidos nas normas).
Os desenhos e gráficos devem ser enviados em formato vetorial (AI, EPS) ou em ficheiro bitmap com uma resolução mínima de 600 dpi. As legendas das figuras e fotografias devem ser inseridas abaixo das figuras e fotografias e das tabelas acima da tabela.
4. Sobre a submissão:
Um artigo deve ser submetido obrigatoriamente no calendário indicado pelos editores, seguindo as normas indicadas anteriormente (exceto com autorização prévia expressa dos editores em casos de justificada relevância institucional ou internacional que justifique, por exemplo, exceder o limite quanto ao tamanho dos artigos) e acompanhado, sempre que possível, além do documento WORD e ficheiros de imagem (que são obrigatórios), em formato PDF, podendo ser recusado por manifesto incumprimento das normas de publicação.
Os Anais publicam os seus textos em acesso livre. Os artigos são publicados sem custos (exceto para publicações com figuras ou fotografias coloridas) para os autores.
Os Anais seguem os critérios de autoria do International Commitee of Medical Journal Editors; ao submeter o artigo, o autor correspondente assume implicitamente que todos os autores citados contribuíram. significativamente para a elaboração do mesmo e que concordaram integralmente com o conteúdo da versão submetida. Também assume implicitamente a transferência, no caso de se verificar a aceitação para publicação, de direitos autorais para os Anais (ficando salvaguardada a autoria do trabalho) e que o seu conteúdo não está publicado, nem foi nem será submetido para publicação (no todo ou em parte, nem em português nem noutra língua) em qualquer outro local.
A submissão aos Anais tem implícita a declaração por parte dos autores em como não estão a ser violados os direitos de terceiros.
Para a submissão, os artigos de investigação devem ser acompanhados por uma declaração de aprovação do Comité de Ética (ou de outras estruturas relevantes) da instituição responsável pelo estudo.
5. Após a submissão:
Cada artigo será revisto por um membro do painel editorial que o encaminhará para um revisor externo. Em qualquer caso, a identidade dos revisores será sempre mantida em anonimato. Durante o processo de revisão, os autores poderão ser solicitados a prestar esclarecimentos ou efetuar correções à versão inicial mais de uma vez, se necessário. As correções e esclarecimentos pedidos aos autores devem ser respondidos no prazo indicado pelos editores.
A decisão final sobre a aceitação/rejeição da obra submetida para publicação cabe sempre ao painel editorial, independentemente das opiniões dos revisores. Uma vez aceite para publicação, será enviada ao autor responsável pela correspondência uma prova tipográfica em formato PDF que terá que ser revista e devolvida no prazo de cinco dias. Não são aceites nesta fase quaisquer alterações, apenas correção de gralhas ou erros de formatação do texto. Ressalva-se que a localização das imagens e quadros poderá não ser exatamente a indicada pelo autor.
Em caso de erros detetados apenas a pós a publicação as alterações só podem ser feitas na forma de uma errata.