Caso clínico: doente do sexo feminino de 28 anos com febre e trombocitopénia

  • Carlos Lemos Médico Interno de Patologia Clínica, CHLN, Lisboa, Portugal Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Portugal
  • Cristina Vaz Carneiro Assistente Hospitalar Graduada Serviço de Patologia Clínica, CHLN, Lisboa, Portugal
  • Ana Miranda Assistente Hospitalar Graduada Serviço de Patologia Clínica, CHLN, Lisboa, Portugal
Palavras-chave: Malária, Plasmodium malariae, hemograma

Resumo

INTRODUÇÃO: A malária integra as hipóteses de diagnóstico diferencial em doentes com febre, provenientes de regiões endémicas. Os contadores hematológicos atuais não foram especificamente desenhados para identificar alterações associadas a malária. Assim, a observação do esfregaço de sangue periférico (ESP) permanece imprescindível.

DESCRIÇÃO DO CASO: Uma mulher de 28 anos, residente em Angola, recorreu a assistência médica, devido a febre, mialgias, tosse, cefaleias e diarreia. O hemograma revelou trombocitopénia (130.000x106/L). A pesquisa de Plasmodium em ESP e de anticorpos anti-dengue foram, respetivamente, negativas. Dois dias depois, a doente viajou para Portugal, onde se dirigiu a um serviço de urgência (SU). Analiticamente, observou-se agravamento da trombocitopénia (47.000x106/L), elevação das transaminases (ALT 124 UI/L, AST 97 UI/L) e uma proteína C-reativa (PCR) de 2,66 g/dL. A pesquisa de Plasmodium e de anti- -corpos anti-dengue foi negativa. O hemograma foi repetido 3 dias depois, revelando 8% de large unstained cells (LUC). Após observação de ESP para contagem leucocitária diferencial, foram identificadas algumas formas de Plasmodium malariae.

CONCLUSÕES: Embora o ESP se revele imprescindível para o diagnóstico de malária, parasitémias baixas podem inicialmente ser indetectáveis. Assim, a pesquisa de Plasmodium deverá ser repetida a cada 12-24 horas, até perfazer 3 conjuntos de lâminas observadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-04-27
Como Citar
1.
Lemos C, Vaz Carneiro C, Miranda A. Caso clínico: doente do sexo feminino de 28 anos com febre e trombocitopénia. ihmt [Internet]. 27Abr.2018 [citado 23Abr.2024];16:45-0. Available from: https://anaisihmt.com/index.php/ihmt/article/view/27