O contributo dos serviços de diagnóstico laboratorial para o acesso universal à saúde nos países da Comunidade de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo: promover o debate sobre a importância do laboratório no apoio à saúde pública e aos serviços de saúde nos países de língua portuguesa, numa perspetiva global e de uma só saúde.
Métodos: revisão de literatura, análise dos documentos preparatórios das comunicações do 5º Congresso Nacional de Medicina Tropical, apresentações realizadas pelos oradores de Cabo Verde, Angola e Portugal e o debate que se seguiu.
Resultados: identificaram-se os desafios que deverão ser ultrapassados de forma a criar uma rede de laboratórios de diagnóstico que possa estimular o acesso universal das populações aos cuidados de saúde, tendo-se proposto medidas e estratégias com base na experiência dos sistemas de saúde dos diferentes países de língua portuguesa. Reviu-se o contributo dos Laboratórios do IHMT/NOVA para esta estratégia.
Conclusão: não há acesso universal a cuidados de saúde de qualidade sem serviços de diagnóstico laboratorial de qualidade. Assim, deve-se promover uma correta, eficaz e sustentável inter-relação entre laboratórios de referência nacionais, hospitalares e privados e ainda laboratórios de investigação, todos cooperando em sintonia com os serviços de saúde de modo a garantir os melhores cuidados de saúde.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2019 Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.