Contribuição para a história da vacinação em Cabo Verde

  • João de Deus Lisboa Ramos
Palavras-chave: Vacina, Imunização, Antigénios, PMI/PF, PAV, GAVI, COVID-19

Resumo

O artigo faz uma abordagem, essencialmente baseada na memória e em alguns documentos acessíveis sobre as origens e evolução do processo das vacinações em Cabo Verde.
Inicia com a vacina antivariólica nos Anos Quarenta do século XX, refere-se ao BCG com início nos anos Cinquenta pela Brigada Móvel de Vacinação pelo BCG da Missão de Erradicação do Paludismo de Cabo Verde. Faz referências a vacinação não oficial contra o Tétano, Coqueluche e Difteria e contra o Sarampo nos anos Setenta; avança para a institucionalização da vacinação nos primeiros anos da Independência em 1977, com o Projeto de Proteção Materno Infantil e Planeamento Familiar (PMI/PF), colaboração RAADA BARNEN/SIDA.

Refere-se às principais doenças infeciosas prevalentes no País e às epidemias que, entretanto, ocorreram, e às campanhas de vacinação para combater essas epidemias.
Prossegue com a evolução do Programa existente para o Programa Alargado de Vacinação (PAV) no início da Década de Noventa e a introdução progressiva de novos antigénios, de acordo com a evolução internacional nesse domínio, com a colaboração da cooperação internacional e de ONGs, com as Agências da Nações Unidas - UNICEF, OMS, e a Iniciativa Global para as Vacinas - GAVI.

Finalmente dá destaque ao processo de vacinação contra a COVID-19 com grande empenho das autoridades sanitárias, da cooperação internacional e participação efetiva da População, cujo impacto na evolução da Pandemia em Cabo Verde tem sido muito importante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Meira, MTV, Pinheiro JJ, Fortes A. A Vacinação com o BCG. Separata de O Mé- dico. 1966.

Min. Saúde / GAVI. Plano de Ação para a introdução da VIP em Cabo Verde. 2015 - 2018.

Documento interno do Ministério da Saúde sobre os 35 anos do PMI/PF.

CABO VERDE. Política Nacional de Saúde: reformar para uma melhor saúde. 2007. Ministério da Saúde, Praia.

Consultas isoladas na WEB.

Publicado
2022-10-22
Como Citar
1.
Lisboa Ramos J de D. Contribuição para a história da vacinação em Cabo Verde. ihmt [Internet]. 22Out.2022 [citado 20Abr.2024];21:27-4. Available from: https://anaisihmt.com/index.php/ihmt/article/view/426