A saúde no Piauí a partir dos postos de higiene (1930-1945)

  • Rakell Milena Osório Silva Mestranda do Programa de Pós Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (PPGHB-UFPI), graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), membra do Grupo de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde no Piauí (Sana) e do Grupo de Estudo e Pesquisa da História das Práticas da Saúde e das Doenças (GEPHPSD).
  • Joseane Zingleara Soares Marinho Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná- UFPR. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí- UESPI. Docente do Programa de Pós- Graduação em Ensino de História- ProfHistória. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB) da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Teresina, Piauí, Brasil.
Palavras-chave: História da Saúde, Saúde Pública, Postos de Higiene, Piauí, Teresina, Brasil, 1930-1945

Resumo

 O propósito do trabalho é analisar como os postos de higiene do Piauí passaram a conceber as práticas higiênicas durante os governos dos interventores federais, entre 1930 a 1945, que foram baseadas na prevenção e na terapêutica das principais enfermidades do período, como é o caso da malária, da sífilis, das verminoses e da tuberculose. A partir do início do governo varguista, várias disputas políticas ocorreram no interior do país, ocasionando uma remodelação administrativa, que oscilou entre propostas centralizadoras e medidas de autonomia federativa [5]. Com a chegada do interventor Landry Salles em 1931 no Piauí, temas políticos pertencentes à esfera estadual, que até então não eram prioridade, como: assistência médica, atenção materno-infantil e medicina profilática, passaram a ser enfrentados por meio de ações assistenciais [7]. Todavia, é importante observar que os serviços de saúde pública se concentravam em pontos específicos do estado, fazendo com que os setores pobres dos municípios do interior precisassem recorrer a esses serviços localizados na capital Teresina localizada no centro do estado, ao norte em Parnaíba e ao sul em Floriano. Em 1936, o interventor federal Leônidas de Castro Mello assumiu o governo, onde permaneceu até o final do primeiro período Vargas, em 1945, nesses anos crescentes investimentos foram destinados à saúde pública, além de melhorias nos serviços que já estavam vigentes, como é o caso dos Postos de Higiene de União, Miguel Alves, Floriano, São João do Piauí, entre outros [11]. O trabalho foi realizado através de fontes primárias, como: jornais, revistas médicas e relatórios governamentais. Autores como Costa [8], Fonseca [5], Hochmam [2], Marinho [9, 11], Silva [10], foram essenciais para a realização inicial da pesquisa, por abordarem desde o contexto histórico do Brasil, até as especificidades do Piauí. Apesar de Floriano ter passado pelo processo de reorganização administrativa para efetivar as ações assistenciais por meio dos serviços de saúde pública e atender a população da cidade e de outros municípios, nesse período houve avanços e retrocessos na saúde pública, fazendo parte de um processo limitado de atendimento das necessidades da população desvalida, o que também era verificado no contexto estadual. Desse modo, com a administração centralizada foi possível notar avanços na saúde pública piauiense, possibilitando algumas melhorias na condição problemática do estado, principalmente no atendimento da população pobre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Rakell Milena Osório Silva, Mestranda do Programa de Pós Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (PPGHB-UFPI), graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), membra do Grupo de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde no Piauí (Sana) e do Grupo de Estudo e Pesquisa da História das Práticas da Saúde e das Doenças (GEPHPSD).

 

 

Joseane Zingleara Soares Marinho, Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná- UFPR. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí- UESPI. Docente do Programa de Pós- Graduação em Ensino de História- ProfHistória. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB) da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Teresina, Piauí, Brasil.

 

 

Referências

Jaguaribe H. Desenvolvimento económico e desenvolvimento político. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura; 1962.

Hochman G, Mello MTB, Santos PRE. A malária em foto: imagens de campanhas e ações no Brasil da primeira metade do século XX. História, Ciência, Saúde-Manguinhos, vol. 9. Rio de Janeiro; 2002.

Bertoli Filho C. História da saúde pública no Brasil. São Paulo: Editora Ática; 1996.

Paim J, Travassos C, Almeida C, Bahia L, Macinko J. O sistema de saúde brasileiro: histórias, avanços e desafios. Saúde no Brasil 1. Bahia; 2011.

Fonseca C. Saúde no Governo Vargas (1930-1945): dualidade institucional de um bem público. 1° ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2007.

Levine RM. Pai dos pobres? O Brasil e a era Vargas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Marinho JZS. As Delegacias, os Postos e os Hospitais: as primeiras instituições de saúde e o atendimento infantil no Piauí (1889 -1930). Revista Outros Tempos, vol. 17, n. 30, 2020, p. 156-180. Teresina; 2020.

Costa J. Ordem médica e norma familiar. p, 16. 3° ed. Rio de Janeiro: GRAAL LTDA; 1989.

Marinho JZS. A interiorização da saúde no Piauí: Parnaíba entre o fim do século XIX e meados do século XX. Revista NUPEM. v. 13, n. 29. Teresina; 2021.

Silva I. A institucionalização da saúde pública no estado do Piauí, 1937-1945. II Simpósio de História da UESPI/CCM/. I Semana de História da UESPI/CCM. Teresina; 2010.

Marinho JZS. “Manter sadia a criança sã”: as políticas públicas de saúde materno-infantil no Piauí de 1930 a 1940. Jundiaí: Paco Editorial; 2018.

Piauhy, Governo do. Relatório apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Getúlio Vargas, M. D. Presidente da República, pelo Cap. Landry Salles Gonçalves, Interventor Federal no estado do Piauhy. Teresina: Imprensa Official, 1931-1935. Disponível em: Casa Anísio Brito (Biblioteca Pública). Acesso em: 09 mar 2023.

Demes J. Floriano: sua história, sua gente. 1°ed. Teresina: S.A. Gráfica e Editora; 2002.

Piauhy, Diretoria de Saúde Pública. Boletim mensal do Movimento do Serviço Interno e Ambulatório do Hospital de Caridade Miguel Couto, apresentado pelo Sr. Dr. Sebastião Martins de Araújo Costa, sobre as atividades realizadas no anno de 1932. Códices de Saúde do Hospital de Caridade Miguel Couto. Therezina. Disponível em: Casa Anísio Brito (Biblioteca Pública). Acesso em: 02 mar 2023.

Piauhy, Diretoria de Saúde Pública. Boletim mensal de Estatística Demographo-Sanitária do Município de Floriano, apresentado pelo Sr. Dr. Sebastião Martins de Araújo Costa, sobre as atividades realizadas no anno de 1933. Códices de Saúde do Posto de Floriano. Therezina. Disponível em: Casa Anísio Brito (Biblioteca Pública). Acesso em: 02 mar 2023.

Piauhy, Diretoria de Saúde Pública. Boletim mensal de Estatística Demographo-Sanitária do Município de Floriano, apresentado pelo Sr. Dr. Sebastião Martins de Araújo Costa, sobre as atividades realizadas no anno de 1934. Códices de Saúde do Posto de Floriano. Therezina. Disponível em: Casa Anísio Brito (Biblioteca Pública). Acesso em: 02 mar 2023.

Piauhy, Diretoria de Saúde Pública. Estatística dos Estabelecimentos Públicos e Particulares de Assistência Médico-social, sem internamento, apresentado pelo Serviço de Estatística da Educação e Saneamento ao Ministério da Educação e Saúde, no ano de 1939. Códices de Saúde do Posto de Higiene de São João do Piauí. Therezina. Disponível em: Casa Anísio Brito (Biblioteca Pública). Acesso em: 09 mar 2023.

Piauhy, Departamento de Saúde do. Boletim mensal de Estatística Demographo-Sanitária do Município de São João do Piauí, apresentado pelo Sr. Dr. Agenor Martins, sobre as atividades realizadas no anno de 1935. Códices de Saúde do Posto de São João do Piauí. Therezina. Disponível em: Casa Anísio Brito (Biblioteca Pública). Acesso em: 09 mar 2023.

Nery, AKF. Políticas públicas de saúde, doenças e medicamentos em Teresina durante as décadas de 1930 e 1940. Dissertação de Mestrado em História Geral do Brasil. Teresina, 2021.

Marinho JZS. A assistência à saúde materno-infantil no Piauí (1937-1945). XII Encontro Nacional de História Oral: Política, Ética e Conhecimento. Teresina; 2014.

Piauhy, Departamento de Saúde do. Movimento da Farmacia o Posto Medico da “Colónia Agricola David Caldas, apresentado pelo Enfermeiro João Alves de Araújo sobre as atividades realizadas no anno de 1938. Códices de Saúde do Subposto de David Caldas. Therezina. Disponível em: Casa Anísio Brito (Biblioteca Pública). Acesso em: 09 mar 2023.

Piauhy, Mensagem Estado do. Mensagem apresentada á Assembléa Legislativa do Estado do Piauhy, a 1º de junho de 1937, pelo Exmo. Sr. Dr. Leônidas de Castro Mello, Governador do Estado. Teresina: Imprensa Official, 1937. Disponível em: Casa Anísio Brito (Biblioteca Pública). Acesso em: 09 mar 2023.

Marinho JZS. As políticas públicas de género no Piauí: A saúde materno-infantil (1930-1945). Vozes, Pretérito & Devir. Ano VI, Vol. X Nº I. Teresina; 2019.

Publicado
2024-05-30
Como Citar
1.
Silva R, Marinho J. A saúde no Piauí a partir dos postos de higiene (1930-1945). ihmt [Internet]. 30Mai.2024 [citado 15Jul.2024];23(1):168-77. Available from: https://anaisihmt.com/index.php/ihmt/article/view/489